Congresso dos EUA adia shutdown provisoriamente
No Radar do Mercado: o congresso americano aprovou um projeto de lei para evitar a paralisação dos serviços públicos até 2024
Por Itaú Private Bank
O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei de financiamento temporário para evitar um shutdown (paralisação dos serviços públicos) no país, uma vez que o orçamento anual ainda não foi aprovado, e o prazo para decidir sobre 2024 deveria ter terminado em 30 de setembro, data que marca o fim do ano-fiscal americano. A medida recém-aprovada adia novamente um conflito partidário sobre os gastos federais e deixa de fora a ajuda emergencial para Ucrânia e Israel.
A alternativa para conseguir aprovar a medida foi a divisão em duas partes, com datas finais diferentes. Parte dos recursos financeiros será disponibilizado até 19 de janeiro, e a outra parte estará disponível até 2 de fevereiro.
Um total de 209 deputados democratas e 127 republicanos votaram a favor da medida na Câmara, mostrando uma divisão no Partido Republicano. No Senado, a margem de votação foi maior, com um total de 87 votos a favor e 11 contra. Agora, a medida segue para a sanção presidencial.
Em paralelo, a agência Moody's reduziu na sexta-feira, 10, a perspectiva de classificação de crédito dos EUA (atualmente com um rating AAA, nota máxima em sua escala), de estável para negativa. A revisão reflete os riscos fiscais crescentes no país e aponta especificamente para a polarização no Congresso.
💬 O que achou deste conteúdo?
Inflação americana fica abaixo das expectativas
No Radar do Mercado: a inflação mensurada pelo CPI avançou menos do que as expectativ [...]
Relatório Focus: queda na expectativa de inflação para 2023
No Radar do Mercado: após a surpresa no IPCA de outubro, o Relatório Focus divulgado [...]
IPCA surpreende; Copom sinaliza ritmo constante à frente
Economia e Mercados: o Copom sinalizou uma manutenção do ritmo de cortes nas próximas [...]