IPCA-15 sobe 0,33% em novembro
No Radar do Mercado: o indicador acelerou na comparação com outubro e veio ligeiramente acima das expectativas, mas novamente apresentou abertura benigna
Por Itaú Private Bank
O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que registrou uma alta de 0,33% em novembro, ligeiramente acima da expectativa do mercado (0,30%). Em 12 meses, o indicador acumula alta de 4,84%, abaixo dos 5,05% registrados em outubro.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito registraram alta, sendo a maior variação e o maior impacto vindo de Alimentação e Bebidas, com destaque para Alimentação no Domicílio, que após cinco quedas consecutivas subiu em novembro.
O IPCA-EX3, núcleo que reúne componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico, desacelerou em relação a outubro. Por outro lado, o índice de difusão, que mede a proporção de itens que tiveram aumento de preços, avançou para 54,77%.
De maneira geral, a leitura de novembro trouxe mais uma vez uma composição benigna. A inflação de núcleos seguiu desacelerando, reforçando uma sequência de dados que confirmam o processo de desinflação em curso.
💬 O que achou deste conteúdo?
Relatório Focus: ligeira queda nas projeções de inflação e PIB
No Radar do Mercado: o relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central trouxe uma l [...]
IBC-Br recua em setembro; Inflação desacelera na zona do euro
No Radar do Mercado: o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de setembro veio abaixo [...]
Dados de atividade empresarial na zona do euro recuam em outubro
No Radar do Mercado: PMIs da zona do euro seguem em território contracionista. Result [...]