Desafios e insights do mercado brasileiro
Fund Forum: durante o evento, Rogério Xavier, sócio da SPX Capital, destacou os desafios da economia brasileira atualmente e compartilhou sua visão para os próximos anos
Por Itaú Private Bank

Aconteceu na terça-feira, 03/12, o Fund Forum, promovido pelo Itaú Private Bank em parceria com o Itaú Fund of Funds. Participaram do evento grandes nomes da indústria brasileira de fundos, que trouxeram, ao longo de cinco painéis, suas perspectivas acerca da conjuntura de diferentes segmentos do setor.
No painel "Desafios e insights do mercado brasileiro", Rogério Xavier, sócio da SPX Capital, abordou os desafios atuais da economia brasileira, bem como perspectivas para os próximos anos.
A seguir, confira os principais destaques.
- A economia brasileira tem surpreendido positivamente, com o PIB do terceiro trimestre superando as projeções mais otimistas, registrando um crescimento próximo de 4%.
- As projeções do PIB foram ajustadas para cima para este ano (3,5%) e para o próximo ano (2,5%).
- O cenário de baixo desemprego e forte crescimento do PIB está impulsionando a inflação, que deve ficar acima da meta de 3% do Conselho Monetário Nacional (CMN).
- A falta de confiança no sistema fiscal e de metas enfraquece o impacto da política monetária. A composição da dívida, com predominância de títulos indexados, reduz a eficácia da alta de juros para controlar a inflação.
- Há preocupação com a situação mais frágil do tripé macroeconômico (regime de política econômica composto por câmbio flutuante, sistema de metas de inflação e superávit primário).
- Ele também destacou a deterioração das contas externas (com uma necessidade de financiamento da conta corrente), agravada pelo aumento na compra de criptoativos e pela piora estrutural na balança de serviços.
- Xavier ressaltou que o superávit primário de 3% do PIB é de extrema importância para estabilizar a dívida pública, contudo, as medidas fiscais atuais são insuficientes.
- A transição demográfica, com o envelhecimento populacional, também é um desafio importante;
- A ausência de reformas no gasto público pode levar a um aumento das despesas obrigatórias, pressionando ainda mais o déficit nominal, que pode atingir 9% do PIB em 2025.
- Sem uma base fiscal sólida, o Brasil corre o risco de retornar a um cenário de inflação descontrolada. Na visão do gestor, são necessárias reformas estruturais para evitar que a dívida pública se torne insustentável, restaurando a confiança fiscal e atraindo investimentos.
Leia também
Confira mais destaques do Fund Forum
Oportunidades em setores e empresas listadas no Brasil e no mundo
Fund Forum: David Kaddoum, da TB Capital, e Leonardo Messer, da Oceana Investimentos, [...]
Lei 14.754/2023: navegando o novo ambiente regulatório
Fund Forum: durante o evento, especialistas do Itaú discutiram as implicações da Lei [...]
Desafios e insights do mercado brasileiro
Fund Forum: durante o evento, Rogério Xavier, sócio da SPX Capital, destacou os desaf [...]