Produção industrial avança 0,4% em agosto
No Radar do Mercado: a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE apontou um avanço na produção nacional, após a retração registrada em julho
Por Itaú Private Bank
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de agosto apontou um avanço mensal de 0,4% na produção nacional, após um recuo de 0,6% em julho. Frente a agosto de 2022, a alta foi de 0,5%. Ambas as leituras vieram abaixo do esperado pelo mercado (0,5% m/m e 1% a/a).
Três das quatro grandes categorias econômicas expandiram no mês, com destaque para as altas de bens de consumo duráveis e bens de capital. Entre os ramos industriais pesquisados, 18 dos 25 subiram. A influência positiva mais importante veio de produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Já as indústrias extrativas exerceram o maior impacto negativo no mês.
De maneira geral, a indústria manufatureira apresenta certa estabilidade, enquanto o setor extrativo está em declínio no terceiro trimestre. Esperamos que a produção industrial recue ligeiramente à frente, com desaceleração da renda disponível no segundo semestre, aliada a elevados estoques em diversos segmentos.
Com o resultado de hoje, nosso tracking (estimativa de alta frequência) para o PIB do 3T23 está em -0,25% tri/tri (+1,8% a/a). Esperamos que o PIB encerre o ano com crescimento de 2,9%.
💬 O que achou deste conteúdo?
Pesquisa Focus: pequenas mudanças
No Radar do Mercado: o relatório divulgado pelo Banco Central semanalmente trouxe pou [...]
Ata do Copom e inflação do Brasil, EUA e zona do euro no centro das atenções | Private Insights
Por ora, ata do Copom não abriu espaço para acelerações no ritmo de corte da Selic. J [...]
Relatório de Inflação: projeções em torno da meta nos horizontes mais longos
No Radar do Mercado: relatório de inflação do Banco Central traz projeções consistent [...]