Panorama e tendências do mercado internacional

Fund Forum: Fabiano Rios, gestor da Absolute Investimentos, detalhou durante o evento a conjuntura do cenário internacional

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura
Fabiano Rios, gestor da Absolute Investimentos, durante o Fund Forum
Crédito: Itaú Private Bank

Aconteceu na terça-feira, 03/12, o Fund Forum, promovido pelo Itaú Private Bank em parceria com o Itaú Fund of Funds. Participaram do evento grandes nomes da indústria brasileira de fundos, que trouxeram, ao longo de cinco painéis, suas perspectivas acerca da conjuntura de diferentes segmentos do setor.

No painel "Panorama e tendências do mercado internacional", Fabiano Rios, gestor da Absolute Investimentos, analisou a conjuntura global, abordando desafios e oportunidades por região.

A seguir, confira os principais destaques do painel.

Estados Unidos

  • Os EUA destacam-se pelo excepcionalismo da economia, mantendo vantagens competitivas com uma política fiscal robusta e inovação tecnológica, especialmente em inteligência artificial. Isso atrai investimentos globais e reforça o dólar como uma moeda forte.
  • A inflação nos EUA tem convergido para as metas, sem desaceleração econômica significativa, graças a uma alta produtividade, à fatores demográficos e à deflação dos bens industriais.
  • A política fiscal ativa nos EUA, contrastando com a austeridade da década passada e uma sólida posição financeira de famílias e empresas, devem prolongar o ciclo econômico, sustentando um cenário de crescimento elevado nos próximos anos.

Europa

  • A Europa enfrenta desafios demográficos, industriais e de alocação de capital, que dificultam o crescimento econômico. Apesar da resiliência frente à guerra na Ucrânia e ao aperto monetário, a região apresenta um desempenho inferior aos EUA.
  • Há maior probabilidade de estímulos econômicos, especialmente porque as principais economias europeias estão sob pressão.
  • A política fiscal ativa e as reformas estruturais são vistas como essenciais para sustentar a recuperação, embora a desaceleração econômica e os riscos externos, como políticas comerciais agressivas dos EUA, permaneçam como preocupações.

China e Brasil

  • A China está reformulando seu modelo de crescimento, focando na estabilização de riscos econômicos sem grandes estímulos para aceleração econômica. Isso traz segurança para o cenário global, mas possíveis sanções dos EUA aumentam os riscos.
  • No Brasil, a dependência de fatores externos, especialmente da China, e a questão estrutural da produtividade limitam o crescimento potencial do país. Apesar de desafios internos, o Brasil tende a acompanhar o movimento global, mas sem grandes perspectivas de melhora acelerada no curto prazo.

Setores e dinâmicas específicas

  • Setores como tecnologia e inovação, liderados pelos EUA, continuam a gerar investimentos substanciais e reforçam o papel do país no crescimento global.
  • As políticas energéticas e as flutuações no preço do petróleo influenciam fortemente a dinâmica inflacionária global.
  • Em termos de perspectivas fiscais e de crescimento, a fase atual do ciclo econômico dos EUA é vista como "do início para o meio", sugerindo anos de crescimento pela frente.
  • Um cenário de juros mais altos nos EUA é esperado, influenciando fluxos de capital globais e a valorização do dólar. A moderação nas políticas fiscais e migratórias, especialmente nos EUA, traz estabilidade e reduz incertezas nos mercados.

Leia também

Confira mais destaques do Fund Forum

Panorama e tendências do mercado internacional

Fund Forum: Fabiano Rios, gestor da Absolute Investimentos, detalhou durante o evento [...]

Desafios e insights do mercado brasileiro

Fund Forum: durante o evento, Rogério Xavier, sócio da SPX Capital, destacou os desaf [...]

Oportunidades em setores e empresas listadas no Brasil e no mundo

Fund Forum: David Kaddoum, da TB Capital, e Leonardo Messer, da Oceana Investimentos, [...]