IPCA-15 acelera em julho com alta em habitação e transportes

No Radar do Mercado: índice de inflação foi levemente maior do que o esperado pelo mercado, mas média dos núcleos recuou, com queda tanto em serviços quanto em industriais subjacentes

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura
Gráfico da projeção mensal e do acumulado em 12 meses do IPCA-15 de julho de 2024 a julho de 2025
Fonte: IBGE e Itaú Private Bank

O IBGE divulgou nesta sexta-feira, 25, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho. O indicador apresentou uma alta de 0,33%, acelerando em relação a junho (0,26%), acima das expectativas do mercado (0,30%). Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,30%, acima dos 5,27% observados em junho.

Cinco dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta. As maiores variações vieram dos grupos “Habitação” (novamente puxado pela alta da energia elétrica residencial), seguido de “Transportes”, “Despesas pessoais” e “Saúde e cuidados pessoais”,grupos estes que tiveram o maior impacto no índice cheio. Por outro lado, o grupo “Alimentação e bebidas” seguiu registrando queda, junto a “Artigos de residência” e “Vestuário”.

Enquanto isso, os núcleos da inflação cederam na margem. Os serviços subjacentes desaceleraram de 5,8% para 5,2% na média móvel trimestral dessazonalizada e anualizada, impulsionados pela alimentação fora do domicílio. Já os industriais subjacentes recuaram de 5,1% para 2,4% na mesma métrica. Dessa forma, a média dos núcleos recuou de 4,8% para 4,2%.

Nossa visão: o IPCA-15 de julho apresentou uma aceleração um pouco acima do esperado pelo mercado, mas a composição do dado segue favorável, com desaceleração nas medidas de núcleo. Essa leitura reforça o cenário de menores pressões inflacionárias à frente, embora ainda persistam algumas incertezas. Nesse contexto, temos observado revisões gradualmente para baixo nas expectativas de inflação divulgadas pela pesquisa Focus.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

BCE mantém juros em meio a possível novo acordo comercial com os EUA

No Radar do Mercado: autoridade monetária europeia decidiu manter as taxas inalterada [...]

Trump anuncia acordo comercial com Japão e governo brasileiro reduz contenção de gastos deste ano

Acordo prevê investimentos bilionários nos EUA e abertura do mercado japonês para car [...]

Focus: projeções para inflação continuam se aproximando da meta

No Radar do Mercado: Banco Central divulga nova edição do Relatório Focus com revisõe [...]